Restabelecimento do enlace de 10Gbps que interconecta os PoPs UFRJ e SIX/UNI-RIO da Rede-Rio

  • Posted on: 10 September 2021
  • By: RedeRio
Retornou a operação a conexão entre os PoPs UFRJ e SIX/UNI-RIO da Rede-Rio.
 
A falta de conexão entre esses dois PoPs durava já alguns anos, devido às imensas dificuldades de acesso e obras na Linha Vermelha, na região de São Cristóvão e Centro da cidade.
 
A Coordenação da Rede-Rio, em conjunto com a RNP e com a empresa de manutenção BR-Fibra agiram de forma integrada para que essa conexão fosse refeita, trazendo mais qualidade ao funcionamento do Backbone da Rede-Rio. A velocidade de conexão entre os PoPs é de 10Gbps e a topologia em anel de toda a rede também foi restabelecida com esta recuperação.
 
A finalização exigiu ações de encaminhamento de um novo cabo de fibra ótica e manutenção em trechos existentes pela Ponte do Saber e dentro da Ilha do Fundão-Linha Vermelha construção e instalação de cabeamentos pelo elevado na Rua Bela e pela Av. Pedro II em São Cristóvão, até a conexão com o cabo de Backbone na Av. Francisco Bicalho (Centro da Cidade).
 
A Rede-Rio aproveita para agradecer e parabenizar a todos que atuaram de forma incansável nesta recuperação estratégica, com gerenciamento de ações, realização de obras e recuperação dos cabos, em especial às equipe da RNP, BR-Fibra, STIC/UFRJ e à sua própria equipe de Engenharia e Operações.
 
A Rede-Rio recuperou a capacidade e passa agora a monitorar este enlace e acompanhar eventuais dificuldades de manutenção que ainda afligem a cidade do Rio de Janeiro.