Rede-Rio inicia fase de testes para modernização de seu Backbone com apoio da FAPERJ

A Coordenação de Engenharia Operacional da Rede-Rio/FAPERJ deu início, nesta semana, à implantação do ambiente de simulação no Laboratório de Redes Avançadas do CBPF — Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Essa etapa marca o início dos testes com os novos roteadores de alto desempenho Cisco 8000 e NCS-540, equipamentos de última geração adquiridos por meio de um importante investimento da FAPERJ destinado à modernização da infraestrutura da Rede-Rio.
O projeto prevê a ampliação da capacidade do Backbone, que passará dos atuais 20 Gbps para 400 Gbps, colocando a Rede-Rio em um novo patamar tecnológico, alinhado aos principais padrões internacionais das Redes Acadêmicas de Pesquisa (RENs).
Com essa atualização, a Rede-Rio reforça seu compromisso em oferecer maior desempenho, segurança e confiabilidade às instituições conectadas, favorecendo a integração científica e tecnológica em todo o estado do Rio de Janeiro.
A conclusão da 1ª fase de modernização dos Pontos de Presença (PoPs) está prevista para a primeira quinzena de novembro de 2025.



