Rede Rio/FAPERJ passa a oferecer conexão de Internet de alta velocidade à Fundação Osorio
Expandindo seu alcance para conectar mais instituições de ensino e pesquisa sediadas em território fluminense, a Rede Rio/FAPERJ passa a oferecer Internet de alta velocidade para a Fundação Osorio, tradicional instituição federal de ensino localizada no bairro do Rio Comprido, Zona Norte do Rio, e subordinada ao Ministério da Defesa.
A parceria foi marcada, na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, pela assinatura do termo do acordo de cooperação técnica de cinco anos entre a FAPERJ, por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e a Fundação Osorio, realizada na sede da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids).
Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, chega a cem o número de instituições de ensino e pesquisa fluminenses conectadas pela Rede Rio/FAPERJ, incluindo universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais. Inaugurada em 1992, por iniciativa da FAPERJ, a Rede Rio atende e interconecta instituições de ensino e pesquisa, proporcionando acesso à Internet de altíssima qualidade.
A malha óptica da Rede Rio se concretiza interligada a Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem o objetivo de implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do País. Assim, a Redecomep-Rio é o resultado de um consórcio que une, além da RNP e da Rede Rio/FAPERJ, o governo e a prefeitura do Rio.
|
A partir da esq.: Alexandre Grojsgold, José Luis Ribeiro Filho, Augusto C. Raupp, |