Rede-Rio/FAPERJ celebra 30 anos conectando o Rio à ciência do futuro

  • Posted on: 24 May 2022
  • By: RedeRio
A Rede-Rio é uma iniciativa da FAPERJ que está há 30 anos promovendo infraestrutura de comunicação e tecnologias de informação avançadas para instituições de ensino, pesquisa, inovação e governo no Estado do Rio de Janeiro. São hoje mais de 100 instituições interligadas e com acesso à Internet, possibilitando todo o tipo de interações e inserções com a comunidade de pesquisa e ensino no mundo inteiro.
 
Ao longo desses anos, a Rede-Rio/FAPERJ buscou parcerias estratégicas, como com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para oferecer uma infraestrutura diferenciada (seja em equipamentos e/ou conexões óticas), inovando no uso de tecnologias de comunicação e informação. Esta tem sido a sua marca mais constante.
 
A Rede-Rio/FAPERJ é uma infraestrutura transversal que permite o desenvolvimento de pesquisas em todas as áreas do conhecimento, sendo também a base para avanços técnicos e tecnológicos, que permitem ao Estado do Rio de Janeiro estar na fronteira da pesquisa e do ensino. Hoje existem instituições na Rede-Rio desenvolvendo pesquisas inovadoras nas áreas de cibersegurança, processamento distribuído em escala mundial, experimentação de comunicação quântica, entre tantos outros temas atuais.
 
A FAPERJ mantém seu papel estratégico e histórico, graças aos seus diversos Presidentes e às suas estruturas técnico-científica e administrativa, que vislumbraram esse futuro que ora se apresenta, se mantendo também atenta em preservar a missão de atuar na fronteira tecnológica. Desta forma, serviços de qualidade e úteis à sociedade fluminense são promovidos, tanto de forma direta (atendendo às instituições conectadas), quanto indireta (pelo desenvolvimento de novos conhecimentos, serviços e aplicações).
 
A celebração destes 30 anos aconteceu no dia 2 de junho de 2022, à partir das 14h, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), para as instituições afiliadas e parceiras convidadas, contando também com uma transmissão ao vivo aberta a todos que pode ser revista no canal do CBPF no YouTube (clique aqui).