Rede-Rio será utilizada como base para experimento de Comunicação Quântica
O projeto Rede Rio Quântica é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa em Ótica e Informação Quântica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
A equipe, que é coordenada pelo Prof. Antonio Zelaquett Khoury (Instituto de Física da UFF), pretende estabelecer uma rede de Comunicação Quântica metropolitana, conectando as instituições PUC-Rio, CBPF e UFRJ através de fibras óticas do Projeto Redecomep-Rio (malha ótica mantida pela Rede-Rio em conjunto com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do MCTI), e a instituição UFF por um enlace de espaço livre e/ou utilizando uma fibra ótica “viva”.
O objetivo central do projeto é criar um núcleo de competência em Redes Quânticas, por meio da implementação de uma rede de comunicações quântica dentro da região metropolitana do Rio de Janeiro, abrindo o caminho para a integração do Brasil à Internet Quântica.
Para saber mais detalhes veja o Sumário de Divulgação do Projeto aqui.