Upgrade duplica velocidade no Backbone da Rede-Rio/FAPERJ para 20 Gbps
Uma das principais ações da Rede-Rio é promover a melhoria de conexões de altíssima velocidade a instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando a troca de informações e uso avançado da rede.
Com enfoque diferente do modelo comercial da Internet, a Rede-Rio/FAPERJ implantou no mês de janeiro de 2020 mais um importante enlace para o crescimento da rede. A Rede-Rio aumentou a velocidade em um trecho do backbone principal de 10 Gbps para 20 Gbps (2x10 Gbps), em tecnologia agregada GigaEthernet.
Este aumento garantirá a qualidade do escoamento de tráfego entre os PoPs PUC e RNP, pois o tráfego agregado em dois canais de 10 Gbps garante redundância e
velocidade, diminuindo ou eliminando gargalos de tráfego durante momentos do dia.
Este circuito foi financiado por meio de um projeto de Desenvolvimento Tecnológico com a Coordenação de Engenharia de Operações da Rede-Rio no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O planejamento futuro é realizar este aumento de velocidade também nos demais PoPs que compõem o anel backbone da Rede-Rio/FAPERJ, a saber: POP-CBPF, POP-SIX (UNIRIO), POP-UFRJ, POP-FIOCRUZ, POP-UERJ, POP-CEFET e POP-MIX (IPLAN-Rio da Prefeitura-RJ).