Informe sobre o Pop-UFRJ

  • Posted on: 1 November 2019
  • By: RedeRio

 

A Rede-Rio informa que o acesso à Internet do PoP-UFRJ (Ponto de Presença da UFRJ na Ilha do Fundão), realizado através da Redecomep-Rio, encontra-se interrompido desde o dia 25/9/2019.
 
O principal motivo da longa interrupção deve-se à demora excessiva no atendimento da empresa contratada pela RNP para dar a manutenção devida à malha de fibras óticas da Redecomep-Rio. Mais especificamente, neste caso, a empresa tem alegado estar encontrando dificuldades operacionais para realizar os reparos dos trechos com rompimentos das fibras óticas, na Av. Brasil e na Linha Vermelha, apesar dos esforços e contatos permanentes mantidos pela equipe de operação da Rede-Rio, visando a solução do problema.
 
O PoP-UFRJ atende à própria UFRJ (campus do Fundão e todos os demais campi no município do Rio), ao CETEM e ao EN/CNEN. Os acessos à Internet dessas instituições têm sido realizados, exclusivamente, por meio de fibras óticas remanescentes de uma iniciativa anterior da Rede-Rio/FAPERJ, as quais, apesar de oferecerem atendimento provisório, não garantem o mesmo padrão de qualidade da Redecomep-Rio (através das fibras da RNP).
 
A equipe da Rede-Rio continuará empenhada em oferecer a boa qualidade dos acessos à Internet a todas instituições a ela conectadas e seus respectivos usuários. Nesse sentido, todos os esforços possíveis continuarão sendo envidados e a equipe de operação da Rede-Rio também continuará mantendo contatos permanentes, perante a empresa contratada e com a própria RNP (responsável pelo contrato de manutenção), visando a solução, no prazo mais rápido possível, do problema mencionado.